Que Vampeta que nada, o apelido Bambi tem outra origem

Olá caros amigos leitores Soberanos, hoje irei abordar um assunto um tanto quanto incômodo para nós, mas creio que pior do que ser chamado de Bambi, é sê-lo dando créditos ao Vampeta, quando não fora ele quem criou esse apelido.

Uma segunda observação é a criação dessa sub-coluna denominada “Fact or faked” na qual irei tentar desmistificar mitos, clarear mentiras, etc. Assim se tiverem alguma curiosidade me enviem que tentarei desvendar.

Bom vamos ao que interessa para a presente coluna: A origem da alcunha Bambi.

Na verdade, esse apelido foi uma “corruptela” ou decorrência da alcunha “Pó de arroz”, que teve a segunte origem:

No início do Século XX, o futebol era um esporte elitizado, de modo que apenas os bons “vivants” o acompanhavam. Ia-se ao estádio de terno e roupas chiques, com chapéus, etc.

Até que o esporte foi se popularizando a chegou até os menos favorecidos, o que gerou inúmeros conflitos entre as classes A, B e C.

Então, por ser esporte elitizado, no início não se aceitavam mestiços, negros ou outras raças “inferiores” (como dito na época) para a prática do futebol. Se um pobre fosse “bom de bola”, ele podia jogar, mas tinha que ser branco.

Então na década de 10,Carlos Albertom, que era mulato, conseguiu ser contratado pelo Fluminense, um dos clubes mais racistas daquela época. Assim, para evitar constrangimentos (olha o absurdo ao qual o racismo leva), o jogador passou a aplicar pó-de-arroz no rosto para ficar mais branco e passar despercebido.

A ideia foi “tão boa” que o São Paulo a adotou e aplicou o pó-de-arroz em Jurandir de Aquino.

Entretanto, como não haviam imaginado, o suor começou a correr no rosto desses atletas, de modo que o pó-de-arroz começou a ficar menos perceptível. Assim, as torcidas adversárias começaram a gritar: “Pó-de-arroz, pó-de-arroz…”

Tal situação fez com que os dois tricolores, o Paulista e o carioca, ficassem com esse apelido até os dias de hoje.

Entrentanto há algumas outras versões para o apelido:

Uma outra história constata que na torcida do São Paulo havia muitas mulheres que se maquiavam durante a partida, aplicando-lhes no próprio rosto o pó-de-arroz, sendo que esse produto era muito utilizado por mulheres “high-society”

O arqueiro Williamm Skellsh, talvez o primeiro grande ídolo do Tricolor, tem outra versão, disponível em um documentário no ”ESTADO de SAO PAULO”, datado da década de 40 so século passado, afirmou que. Jurandir não usava o pó-de-arroz para disfarçar nada, mas por que gostava de colocar após fazer a barba.

Assim ficamos com o apelido de pó-de–arroz.

Com o passar do tempo, muitos torcedores rivais diziam que esse apelido era destinado à pessoas homossexuais, de modo que passaram a gozar de nós Soberanos.

Então veio a Disney e lançou o desenho Bambi, cujo personagem era meio que “afeminado”. Daí para ligar uma coisa à outra foi natural.

Assim,  concluindo que pó-de-arroz era um produto utilizado por mulheres, e que os “São Paulinos” o usavam, as torcidas rivais passaram a nos chamar de adjetivos que demonstram essa opção sexual da homoafetividade, até que veio o desenho indigitado, de modo a que o apelido Bambi fosse definido como uma referência aos torcedores Soberanos.

Isso tudo ocorreu muito antes de Vampeta ser um jogador mediano que foi, o que me leva a concluir que esse jogador se apropriou do apelido, demonstrando seu caráter de levar crédito por algo que não fez.

(A origem do apelido pode ser verificado em depoimento de uma torcedora rival, “Garota Ácida” no site: http://www.tudoresponde.com.br/futebol/por-que-os-torcedores-chamam-os-sao-paulinos-de-bambis-8390.html.)

Seria como se eu dissesse que inventei os apelidos: gambá, Galinha, Time da Micose (reportagem recente publicado em jornal), time da marginal sem número, “Small Club” (CNN), etc…

Tudo no rival é assim, querem se apropriar de coisa alheia e levar crédito em desfavor de terceiros.

Assim o mito de que Bambi fora uma alcunha dada por Vampeta é “faked”, não passa de uma mentira, como um certo mundial de 2000.

Nunca deixem Vampeta ganhar esse crédito.

Saudações Tricolores

Texto originalmente publicado no meu blog no SPFC.NET

Aurelio Mendes

@amon78

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s