Pequena análise do SPFC até agora

analise

Saudações tricolores!

Hoje o SPFC enfrenta o Santo André, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Até agora, o tricolor já teve alguns jogos, tanto pelo Paulista, como pela Copa do Brasil e resolvi fazer uma pequena análise do tricolor até agora.

  1. O SPFC é um time com potencial ofensivo: Sim. Quando temos Pratto, Cueva, Chaves, Cícero em campo, o time consegue chegar com certa facilidade ao gol adversário. Há troca de passes, jogadas bem construídas. Não há como negar que o ataque é o setor mais produtivo do time. Chega a dar um belo alívio no torcedor como o SPFC tornou-se um time bem mais ofensivo que nos anos anteriores. Óbvio que isso devido à qualidade de alguns jogadores em campo (cabe citar aqui Pratto, Cueva e Cícero), mas também porque Rogério Ceni certamente tem feito treinamentos. E isso faz toda a diferença. Não é de hoje que sempre disse que time bom em campo, hoje, é time que é bem treinado. E aí que entra o treinador. Rogério passou anos treinando sozinho e sob a tutela de bons (e não tão bons assim) treinadores. Quando assumiu o comando  do time, obviamente, sabia e sabe muito bem a importância dos treinos.
  2. O time ainda toma muitos gols. Sim. A defesa ainda é ponto fraco. Mas aí vemos duas coisas: erros individuais e erros coletivos. Erros individuais, como no penalty cometido por Breno, mas também erros coletivos, pois a zaga é constantemente exposta. Uma zaga exposta, por melhor que seja, ainda sofrerá muitos gols. E a zaga do SPFC não é lá a oitava maravilha do planeta. Por essa razão, o meio- campo, embora mais ofensivo, deve focar um pouco mais na ação defensiva, deixando a zaga mais protegida.
  3. Uma enorme má-vontade de boa parte da imprensa esportiva em descrever o que acontece com o time atualmente. Rogério Ceni nunca foi querido por grande parte da imprensa. E nunca será. Rogério sempre foi o cara que treina duro. Muito. Diferente do que se gosta no Brasil, caras esforçados, que chegam ao topo por esforço, não são nem um pouco valorizados. Geralmente são ditos ‘arrogantes’. Os caras admirados pela imprensa são os caras que fazem piada, que tiram sarro…Os caras sérios não são. Rogério sempre foi sério. Rogério representa tudo que boa parte da imprensa esportiva não gosta. Um cara esforçado, que treina duro, que sempre jogou em único clube (e não foi o clube constantemente defendido e adorado pela imprensa), crítico, bem crítico, inteligente…Não, é tudo que uma gama enorme de jornalistas não gosta. Mas são essas características que o fazem espetacular. O cara que ficou um ano estudando, se preparando pra poder assumir o SPFC. Que trouxe um auxiliar do exterior. Por isso que nos últimos tempos temos encontrado manchetes como ‘SPFC passa sufoco e vence’ (quando o placar foi 4×2… Sufoco?? Sufoco??), enquanto outros times, com  o placar básico de 1×0 tem manchetes como ‘time ganha na raça’… Pois é, são-paulino crítico sofre ao ler algumas matérias esportivas.
  4. Eleição no clube. Ultimamente muitas das manchetes nas redes sociais tem dado atenção à futura eleição no clube. O twitter aliás se tornou palco de muitas vezes briga entre seguidores, uns defendendo o atual presidente, Leco, outros defendendo o antigo presidente, Pimenta. Leco pegou uma bomba no meio da história, com a saída de Aidar e dívidas monstruosas do clube. Está tentando deixar as finanças do clube em dia e ainda fez algumas importantes contratações, como Pratto. ‘Ah, mas teve que vender…’ Sim, teve. Não tem jeito de não vender jogadores jovens hoje. O SPFC tem uma grande dívida. Aliás, qual clube grande não tem? Costumo não me meter em política do clube, justamente porque não pertenço ao conselho, não estou lá, não tenho conhecimento profundo da realidade financeira do clube, mas creio que muitos que também defendem A ou B, igualmente não tem. Gostaria que as redes sociais voltassem à discussão pura e simples do time. E não discussões políticas. Vai ver que é por isso que tenho me mantido um pouco fora do Twitter.

Boa sorte hoje ao SPFC contra o Santo André. Morumbi deve receber um público bom. E pra finalizar, acredito que o Paulista é uma grande chance de levantarmos um título no primeiro semestre. ‘Ah, Paulista não vale’. Todo campeonato vale. Todo. Se a Copa do Brasil é o grande objetivo, vale lembrar que o Paulista também é uma ótima oportunidade de deixarmos o time melhor. E além disso, título é título. Sempre vale.

Thaís C Paradella.

IMG_20160403_092137

Crédito da imagem: qualidadenapratica.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s