Não se muda a história em campo

1992mundial

Eu tinha 12 anos em 1992. Lembro-me de acordar de madrugada, graças ao meu rádio relógio na  ocasião (sim, eu durmo fácil!). Fui para a sala da minha casa onde tinha TV. Uns minutos depois chegou meu pai: “Você vai assistir mesmo?”, “Sim”, foi a minha resposta. “Então, vou assistir com você”. Meu pai sentou pra assistir junto comigo.

Logo no começo um gol, do melhor jogador deles, ou um dos melhores. Era o amigo do Romário. Stoichkov. Tudo bem, pensei. E virei para o meu pai e disse: ‘De virada é mais gostoso’. Era tanta confiança naquele time que sabia que sairíamos com a vitória. E não deu outra. Primeiro, gol de barriga de Raí. Depois a cobrança de falta magistral. Telê sorrindo. Eu também. E sabe o que foi isso? Foi a decisão de um mundial.

No ano seguinte, outra decisão. Também do mundial. Jogo tenso, lá e cá. Fazia um, empate. Fazia outro, empate. Até aquele gol, estranho, que não dá pra reproduzir, de Muller. E na época pensei: “Acho que ele acabou de xingar o jogador do Milan”, enquanto pulava na comemoração.

Nos dias seguintes vi todos os programas esportivos. Comprei jornais. Meu time era bi-campeão mundial. O SPFC era bi-campeão mundial, assim como foi o Santos de Pelé. Campeão mundial como foi o Grêmio do Renato Gaúcho e o Flamengo de Zico. Só que o SPFC era bi-campeão, igualando-se a marca do time de Pelé. Mal sabia eu que anos depois o SPFC seria tri-mundial. Mas lembro-me nos mínimos detalhes as comemorações, as reportagens, a chegada da taça, etc.

Então essa semana, a chamada ‘Nova Fifa’ (vai lá saber o que é isso. Existia uma ‘Velha Fifa’?) declarou que só reconhece os mundiais a partir de 2000. Só posso rir. O que aconteceu antes de 2000 então não vale? Que piada! Simplesmente apertaram a tecla DEL e eliminaram tudo que houve antes? Ignoraram Pelé, Zico, Telê? ‘Ah, mas não foi a FIFA que organizou…’ Outro argumento pífio. Então, porque o nome FIFA aparecia nas placas de publicidade, ou nos agasalhos? ‘Ah, mas não tinha representantes de outros continentes’. Então, a Copa do Mundo de 1930 e demais anos que não tinha representantes da África também não vale? Que coisa mais ridícula!

A Fifa é uma das entidades mais corruptas do futebol. A quantidade de escândalos que ela está envolvida é incontável. E levar em consideração torneios como o de 2000, que não envolveu o time campeão da Libertadores (o Palmeiras não participou), foi disputado no Brasil, só abre margem pra mais risadas.

Acho que história não se apaga. O que aconteceu, aconteceu. Eu vivi isso. Ninguém me contou. Eu acompanhei isso. Ou seja, mundial é disputado entre o campeão da Libertadores e o campeão da Champions League. Se tem mais ou menos times, esses dois tem que ter. Fim de papo.

Não é uma declaração de uma entidade nem um pouco confiável que vai fazer a história se mudar. Só quem é muito mesquinho que irá concordar com a dona Fifa. E fazer papel de tolo pois essa história foi vivida, com muitas testemunhas e não há declaração alguma que mude isso.

Thaís Cachuté Paradella 

Crédito da imagem: SãoPauloFC.net

IMG_20160403_092137

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s