Somos todos saudosistas

saudosista

Eu sou saudosista. Pessoa que tem gosto ou admiração exagerada pelo passado. Sempre fui. Pra mim, tudo no passado tem um gosto mais gostoso, lembranças mais doces. Sei que muitos não são assim, mas eu sou. No passado defeitos são apagados, só ficam as boas memórias. Sou uma torcedora extremamente saudosista.

Torço para o SPFC. É um caso de amor eterno. Até no hino do clube, o saudosismo está presente: ‘as tuas glórias vem do passado’. E como eu sou saudosista…

Lembro nos mínimos detalhes das conquistas da Libertadores de 1992, 1993 e 2005. Se o SPFC enfrentou crises e riscos de rebaixamentos nesses anos, nem lembro. O time era uma máquina bem azeitada. Era bem administrado e organizado. Não era? Meu respeito ao passado faz-me ignorar problemas que no passado existiram.

Quem não é assim? Quem não se lembra do primeiro amor, como sendo aquele inesquecível e melhor de todos? Se não foi o primeiro amor, um ex-namorado? Aquele que permanece nas lembranças.. E lá no passado, seus erros, o fato do cara ser um mané, a gente esquece… Só lembra das coisas boas.

O passado faz automaticamente apagar todas as recordações difíceis. Só ficam as boas.

Se com Juvenal Juvêncio, conquistamos o tri-campeonato Brasileiro, também foi com ele que administração do SPFC começou a degringolar. E está uma zona até hoje. Mas temos o hábito de esquecer disso.

Os títulos sobrepujam qualquer lembrança ruim. Ganhamos a Sul-Americana. Ney Franco? Vai ver que ele não era tão ruim assim. Era. Mas a gente esquece isso. O que fica no passado a gente esquece.

Sinto falta do SPFC brigador. Aquele que quando entrava em campo, os outros times tremiam. No passado era assim. Ganhávamos clássicos, títulos e não nos preocupávamos com rebaixamentos. Ah, não era assim? Sou saudosista, essas são as minhas memórias

E como todo bom saudosista, nos teimamos que o passado foi muito melhor que o presente. Queremos sempre voltar àquela época. Pode ter sido? Sim. Mas nosso saudosismo nos faz esquecer todos os problemas que lá houveram.

Sim, eu sou saudosista. Ao extremo. Hoje o SPFC é um time mal-administrado e mal-organizado. Tem um elenco reduzido e pouco jogador bom em campo. Da desespero ver o time jogar. De todos os SPFC que vi em campo, esse é um dos piores, senão o pior. A realidade é essa.

Mas eu volto ao passado: quando disputávamos títulos, quando éramos temidos e favoritos. Sim, o passado sempre parece melhor. Talvez tenha sido. Mas ficar só olhando o passado não resolve o presente. É preciso olhar o passado, se inspirar por ele e mirar no futuro. Porque não dá só pra viver de glórias do passado, mesmo que essas sejam tão maravilhosas e inesquecíveis como a do tricolor.

Thaís C Paradella

IMG_20160403_092137

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s