Entenda o caso Buffarini

 

Por que a transação do lateral não foi comum?

buffarini_capa210116_div

Muita gente deve estar até agora se perguntando: “Porque Chávez já está em São Paulo e Buffarini ainda espera aval da FIFA para poder se oficializar?” Vem que eu te explico!

Andres Chávez, 25, atacante e ex-jogador do Boca Juniors, chegou em um acordo com a diretoria do São Paulo em torno de 22h de terça-feira. Já, o lateral, Buffarini demorou 1h59 minutos a mais. Os torcedores acompanharam o dia todo as redes sociais esperando notícias de contratações e viram por diversas vezes “Buffarini é do São Paulo” “San Lorenzo não quer liberar” “São Paulo está confiante”, entre outros. São Paulo estava proposto a pagar cerca de 1,milhões, o time argentino não aceitava esse valor. Nos minutos finais, São Paulo subiu a proposta para 2 milhões e a proposta foi aceita. Porém para terminar a transferência era necessário o “ok” do presidente do San Lorenzo, que não foi encontrado pelos agentes de Buffarini. Apenas faltando 2h para o fechamento da janela, ele foi encontrado (estava na sede da AFA incomunicável durante um evento) e o negócio aprovado.

A entidade de futebol brasileiro (CBF) é a responsável por enviar a papelada para a FIFA. Entretanto, o São Paulo enviou os documentos necessários as 23h59, faltando segundos para acabar o prazo. Assim, a CBF não conseguiu enviar a tempo para a entidade máxima de futebol e os documentos chegaram após a meia-noite. Por conta disso, o São Paulo espera um aval da FIFA para oficializá-lo.  Já o San Lorenzo tem provas de que inseriu as informações antes do prazo, mas o sistema TMS (Transfer Matching System, sistema de registros da Fifa) não confirmou a transação, o que configura um erro na visão dos clubes. Agora, eles pleiteiam a validação do acordo na Fifa. A esperança para o negócio não melar é que a Fifa entenda que os clubes concluíram suas partes dentro do prazo, antes do fechamento da janela. Neste caso, entraria em um caso de “validade de exceção”. O caso será analisado pelo player status, a que pode ou não autorizar a transferência. Enquanto não houver posicionamento da Fifa, a transação segue travada no sistema TMS. O prazo legal para uma resposta é de 15 dias, mas pode ocorrer antes. Provavelmente, a resposta deve sair ainda nessa semana.

cabeçalho millen

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s