Um conjunto de erros pode dar um acerto?

tristeza-II

Saudações tricolores!

O jogo foi um horror pra qualquer são-paulino. Foi 3×0, foi um banho do Santos e mal deu pra ver o SPFC em campo… Mal o jogo começou e Denis já levou um senhor frango, 1×0 Santos… O jogo correu e quando parecia que o SPFC até estava começando a reagir, 2×0 Santos. E pra fechar, 3×0 na cobrança de falta.

O que está acontecendo? Um conjunto de erros. Vários. ‘Ah, mas é o Brasileirão’. A pergunta que fica é: será que esse conjunto de erros pode dar um acerto? O acerto seria a classificação (e por que não, o título) na Libertadores. Mas vamos analisar algumas coisas, elencando os erros que levaram ao resultado desastroso de hoje.

  1. abrir mão do Morumbi: nada contra o Pacaembu. Já fui lá. É um estádio charmoso, fácil de chegar, tem o museu do futebol… Mas, não é o Morumbi. Morumbi é Morumbi. Não se abre mão de sua casa;
  2. “jogo pela paz”: olha, tudo bem, eu também sou favorável à paz, acho lindas as músicas do John Lennon (Imagine), mas futebol é futebol. Ninguém é favorável à violência, não é isso. Mas colocar jogadores de times rivais, descendo todos juntos, no mesmo ônibus… Como se fosse uma excursão ao PlayCenter (nossa, entreguei minha idade aqui agora, leia-se Hopi Hari)? Todo mundo quietinho, bonitinho, um do lado do outro… Cadê o espírito do clássico? Cadê o ‘sangue nos olhos’? Colocar um do lado do outro no mesmo ônibus já matou isso, ali mesmo, para o time do SPFC. Achei péssima a iniciativa em termos de animar o time para buscar o resultado. ‘Ah, mas o Santos também topou e jogou com vontade’. O que difere é que o Santos não está em outra competição. Para o Santos é o Brasileirão. E pronto. Para o SPFC ainda há a Libertadores. Quando há algo mais em disputa e se essa outra coisa é mais importante, é infelizmente notório que os jogadores não jogarão com o mesmo ânimo ambas competições;
  3. Não se tem um elenco: temos um time. E parou por aí. Elenco nem pensar. Passamos longe de ter. Alguns jogadores tem sérias deficiências técnicas. Não dá. Quando olhamos e vemos Caramelo. Matheus Reis, o próprio Denis… É de doer. Eu sinceramente não sei o que acontece. Só sei que em um jogo que contamos 20 escanteios e o SPFC não conseguiu aproveitar NENHUM demonstra que falta treino, falta muito treino!

Poupar jogadores para a Libertadores: isso pode ser um erro também. É arriscar. Como tudo na vida, se der certo, foi a jogada certa. Se errar, as críticas por ter ‘aberto mão de Ganso e companhia’ em nome da Libertadores (e com isso inúmeros pontos) vão ser imensas. E aí já era a Libertadores e o Brasileirão foi junto. Então o que fazer??

Bem, algumas coisas podem ser feitas. A primeira delas é contratar Maicon. Gustavo foi à Europa essa semana tentar a contratação do zagueiro. É bom conseguir. Segundo, está na hora de pensar em reforços. Talvez não para a Libertadores, mas urgente, urgentíssimo para o Brasileirão. O SPFC tem um time titular, mas se sai uma peça, desmonta tudo. Não dá.

Outra coisa, será que Renan Ribeiro é tão pior assim que Denis? Porque olha… Não é possível. Denis já teve inúmeras chances e tem prejudicado o time. ‘Ah, mas faz algumas defesas’… Até faz, mas enterra demais o time, em jogos que poderiam ter outra história. Hoje até poderia ter sido diferente, se ele não tivesse tomado o gol que tomou com menos de 5 minutos de jogo.

Enfim, é bom a própria diretoria (por mais que eu discorde de muitas coisas da diretoria) parar, pensar e reprogramar o que se espera do SPFC. Porque depositar todas as fichas na Libertadores é uma estratégia, contanto que se garanta Maicon no mínimo e que se pense em como melhorar algumas peças até lá (Centurión, Kardec…). Já para o Brasileirão, contratações são urgentes! Senão, vamos ver mais jogos exatamente como o de hoje, que desanimam o mais animado dos são-paulinos.

Thaís C Paradella.

IMG_20160403_092137

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s